PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO
PROJETOS DE EXTENSÃO:
1. Fórum Virtual da Educação Infantil: formação, reflexão e debate
O Projeto de extensão denominado - Fórum Virtual da Educação Infantil: formação, reflexão e debate, objetiva promover momentos de interação, discussão e debate acerca da organização e do trabalho pedagógico na Educação Infantil, bem como problematizar as práticas educativas institucionalizadas que contribuem ao processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da creche e pré-escola.
Coordenação: Profa. Maria José
2. Folhinha Aplicada
O projeto Folhinha Aplicada é um projeto de extensão do Departamento Multidisciplinar dos Anos Iniciais do Cepae/UFG, que publicará um periódico bimestral, com registro internacional, o ISSN 2595-0576, vinculado aos seguintes projetos de pesquisa: “Arte, psicanálise e educação: os procedimentos estéticos do cinema e as vicissitudes da infância” e “Letramento e infância: estudos interdisciplinares”. O periódico contemplará diversas produções dos alunos da Educação Básica, tais como: narrativas, poemas, relatos, desenhos, gráficos, vídeos, músicas, dentre outros. Espera-se estimular o exercício de autoria, em todas as modalidades da linguagem, abordando-a de diferentes maneiras, com temáticas discutidas em sala de aula (componentes curriculares) ou de acordo com o interesse dos alunos/leitores/participantes. Ele será disponibilizado on-line, de forma livre e sem fronteiras aos estudantes e professores da Educação Básica, assim como para outros interessados.
Período: 30/05/2020 a 30/05/2025
Site: www.folhinhaaplicada.com
Coordenação: Profa. Maria Alice
3. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância
Esse é um evento tradicional promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (GEPEFI), e configura-se como a 3° Edição da Mesa Redonda “Diálogos Abertos sobre a Educação Infantil” objetivaram promover discussões relacionadas ao contexto histórico, político e econômico, dando ênfase à forma
como o mesmo influencia a educação e, sobretudo, a Educação Infantil.
Coordenação: Profa. Bárbara Isabela
4. LUDENS
O LUDENS é uma ação do Departamento de Matemática do CEPAE/UFG e tem como propósito contribuir para despertar no estudante do ensino básico, o interesse pela Matemática e por seu estudo, e constituir como lócus de discussão e formação de professores sobre o uso de metodologias que tenha o lúdico como recurso didático para o ensino o ensino da Matemática.
Coordenação: Profa. Luciana Rocha
5. VEM CANTAR COM A GENTE
O presente projeto de extensão tem como finalidade promover ações que favoreçam a ampliação do repertório musical das crianças da Educação Infantil. Tais ações serão realizadas em parceria com professores de música que desenvolvem pesquisas relacionadas à
educação musical.
Coordenação: Profa. Ana Rogéria
6. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamenal
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamenal é uma roda de conversa que tem como objetivo ampliar o debate acerca da Infância em diferentes contextos resgatando a especificidade da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e que possibilita às crianças a aprendizagem e o
desenvolvimento por meio de atividades intencionalmente pedagógicas, garantindo a relação entre cuidar e educar e o acesso aos diferentes conhecimentos historicamente construídos pela humanidade.
Coordenação: Profa. Ana Rogéria.
7. Relações intergeracionais
Tem gente dentro da gente Este projeto de extensão vislumbra constituir elos significativos entre as crianças e as pessoas com mais idade, para isso pretendem realizar
ações mensais a fim de promover o diálogo entre essas duas extremidades da pirâmide etária. Para isso farão a parceria com um instituição que atende idosos próximo ao campus e as famílias das crianças do Departamento de Educação Infantil, do CEPAE.
Coordenação: Profa. Camila.
8. Combate a violência sexual na infância
O projeto de extensão “Combate a violência sexual na infância”, é subprojeto vinculado ao Programa UFG na Infância coordenado por professores do Departamento de Educação infantil e Ensino fundamental. A proposta tem como objetivo o combate a violência sexual pelo viés da educação e prevenção primária, na proposição de rodas de conversa que abordem o tema, contações de história, encontros com familiares e comunidade.
Coordenação: Profa Kellen Jéssica.
9. A Vida em Transição: diferentes olhares
Este projeto de extensão objetiva produzir e veicular virtualmente mostras de fotografias, vídeos, charges, curtas etc., retratando aspectos sociais relacionados à pandemia do coronavírus, sob diferentes e singulares olhares. Os participantes com e sem deficiências são docentes e discentes de escolas federal, municipais e especiais de educação básica, interessados em identificar, analisar e criar textos em linguagem audiovisual, a partir da coleta de materiais de domínio público que explícita ou implicitamente abordam questões sanitárias, humanitárias, ecológicas, indigenistas, políticas etc. da Covid-19, em mídias sociais. O material coletado será ressignificado em formato imagético, com o intuito de deixar à mostra e problematizar algumas reações humanas frente a este período de transição planetária. Para que a veiculação em eventos científicos e culturais, em repositórios acadêmicos virtuais do Cepae, da UFG e/ou de outras IES seja acessível a pessoas com e sem deficiência, todas as produções audiovisuais trarão títulos, legendas e/ou pequenos textos escritos em português, espanhol e inglês, com interpretação em Libras e audiodescrição.
Palavras-chave: Pandemia. Produção audiovisual. Inclusão. Educação Básica.
Período: 31/08/2020 a 31/12/2022
Site: http://forumescolaparatodos.com.br/
Coordenação: Deise Nanci de Castro Mesquita
10. DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: arquivo, memória e divulgação.
Este Projeto de Extensão tem como finalidade promover ações de arquivo, memória e divulgação da documentação pedagógica do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG. As ações de comunicação acerca dos trabalhos desenvolvidos por todos os professores que atuam na Educação Infantil do CEPAE, terão visibilidade a partir da divulgação, sobretudo no site do CEPAE. Sendo assim, toda a comunidade externa e interna, poderá ter acesso a documentação sistematizada, organizada nesse processo de ações que propõem a construção de uma cultura organizacional de arquivo da documentação pedagógica do DEI/CEPAE bem como das memórias sobre o trabalho pedagógico.
Período: 16/11/2020 a 22/12/2022
Coordenação: Rafaela de Morais Ramos
11. Early Bird: a língua inglesa nos primeiros passos
Este projeto surgiu em 2007 como uma ação educativa e cultural voltada para a comunidade da Vila Itatiaia, em Goiânia/GO, especificamente para as crianças pertencentes à paróquia Nossa Senhora da Assunção e suas imediações. Atualmente, o projeto contempla também crianças matriculadas na primeira fase do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). Tem como objetivo principal o ensino da língua inglesa e o incentivo à leitura literária às crianças a partir dos sete anos de idade, já alfabetizadas, estimulando o aprendizado natural dos conhecimentos do idioma e dos aspectos culturais, por meio de atividades lúdicas e temáticas. Prioriza-se, neste projeto, a imersão linguística e cultural com ênfase nas habilidades do ouvir e do falar a língua estrangeira, evitando o uso da língua materna.
Período: 01/07/2019 a 01/07/2021
Coordenação: Letícia de Souza Gonçalves
12. ESCOLA INCLUSIVA: UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES E COMUNIDADE
Este projeto apresenta uma proposta coletiva no âmbito da educação inclusiva com o objetivo de promover ações de formação direcionadas à professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade externa à universidade para contribuir na inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar, bem como fora dele. Esse projeto foi elaborado pela Comissão de Educação Inclusiva, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, que está vinculada ao Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás. Para a realização das ações extensionistas, iremos desenvolver junto à comunidade escolar externa: levantamentos sobre alunos com necessidades educacionais específicas (NEE); formação continuada para professores; rodas de conversas com famílias, alunos, professores, gestores; produção de material sobre a temática e palestras com especialistas convidados. Nesse sentido, queremos promover com a sociedade não acadêmica ações educativas transformadoras.
Período: 03/12/2020 a 03/12/2021
Site: https://sites.google.com/ufg.br/educacaoespecialinclusiva
Coordenação: Laís Rodrigues Campos
13. Sessão Corujinha: cinema e infância
Este projeto está vinculada à pesquisa Arte, psicanálise e educação: procedimentos estéticos no cinema e as vicissitudes da infância (UFG, PUC/G, UEG, UNB/Brasil) e também ao Grupo de Estudos e Pesquisa: educação, infância, arte e psicanálise – (GEPEIAP/CNPq), bem como a Rede de Cooperação Internacional em Educação, Arte e Humanidades (RDARTH) e ao Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da Ao Norte, Associação de Produção e Animação Audiovisual de Viana do Castelo, Portugal. Seu objetivo principal é proporcionar um espaço comum para a partilha, formação e iniciação à produção cinematográfica. Para isso pretende realizar sessões de cinema, mostras, debates, rodas de conversas, lives e oficinas de iniciação à produção cinematográfica, abrangendo os estudantes da Educação Infantil, Educação Básica , Graduação e Pós-Graduação, da Universidade Federal de Goiás e das redes oficiais de ensino. Esse projeto vem sendo realizado desde 2015 pelo Cepae/FE/UFG, com o apoio da Proec/UFG e instituições parceiras.
Período: 25/09/2020 a 25/09/2023
Facebook: Grupo de Estuds e Pesuisa: Educação, Infância, Arte e Psicanálise
Coordenação: Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
14. PROJETO DE EXTENSÃO: A VIDA EM TRANSIÇÃO - DIFERENTES OLHARES
Este projeto de extensão objetiva produzir e veicular virtualmente mostras de fotografias, vídeos, charges, curtas etc., retratando aspectos sociais relacionados à pandemia do corona vírus, sob diferentes e singulares olhares. Os participantes com e sem deficiências são docentes e discentes de escolas federal, municipais e especiais de educação básica, interessados em identificar, analisar e criar textos em linguagem audiovisual, a partir da coleta de materiais de domínio público que explícita ou implicitamente abordam questões sanitárias, humanitárias, ecológicas, indigenistas, políticas etc. da Covid-19, em mídias sociais. O material coletado será ressignificado em formato imagético, com o intuito de deixar à mostra e problematizar algumas reações humanas frente a este período de transição planetária. Para que a veiculação em eventos científicos e culturais, em repositórios acadêmicos virtuais do CEPAE, da UFG e/ou de outras IES seja acessível a pessoas com e sem
deficiência, todas as produções audiovisuais trarão títulos, legendas e/ou pequenos textos escritos em português, espanhol e inglês, com interpretação em Libras e audiodescrição.
Palavras-chave: Pandemia. Produção audiovisual. Inclusão. Educação Básica.
FINANCIAMENTO INTERNO - PROEC (Programa de Bolsas e de Voluntários de
Extensão e Cultura (PROBEC/PROVEC) 2020/2021)
Bolsista PROBEC: Amanda Vieira Prado
Curso da Discente: Engenharia Física / Instituto de Física / UFG
Coordenação: Profa. Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita
Vice Coordenação: Profa. Dra. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
15. Rompendo o silêncio
O projeto Rompendo o Silêncio iniciou suas atividades em 2019 com o protagonismo juvenil de estudantes do CEPAE / UFG. Ele tem objetivo de discutir sobre violência
contra adolescentes e jovens, buscando reflexão e prevenção, através de ações educativas como oficinas, debates, mobilização, etc. Com estas ações procuramos desnaturalizar a violência em nossa sociedade, contribuindo para a diminuição de sua ocorrência. O público alvo principal são escolas de educação básica parceiras (alunos, professores e familiares), mas também é aberto à participação de toda a comunidade interessada.
Período: 14/02/2020 a 31/12/2022
Coordenação: Anna Carime Souza
@projeto_rompendoosilencio
16. Muestra Conciencia Latinoamericana: encuentros con la cultura
Projeto de extensão desenvolve trabalhos relacionados aos países Latino-americanos, durante as aulas de Espanhol, com alunos e professores de escolas públicas e privadas. No entanto, também se dá de maneira interdisciplinar, pois professores de todas as áreas podem participar tecendo relações entre os conteúdos da sua matéria e os países Latino-americanos. Os trabalhos podem abordar temáticas sobre arte, literatura, música, cinema, arquitetura, tradição, culinária, política, produção científica, aspectos geográficos e históricos entre outras possibilidades. Estes serão apresentados em um evento nas modalidades de comunicação, apresentação artística, exposição, oficina e gastronomia. O principal objetivo do Projeto é que alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral possam conhecer e refletir sobre sua realidade sócio histórica, sobre a diversidade e heterogeneidade dos países latinos, no intuito de superar estereótipos e amenizar as representações negativas já consolidadas, além de estimular os alunos a realizarem pesquisas sobre o tema e a desenvolver a produção oral na língua espanhola.
Período: 01/09/2021 a 20/11/2021
Site:https://muestracultural.cepae.ufg.br/
17. Grupo de Estudos Novas Tecnologias e Educação (GENTE)
Ao conquistar seus 25 anos de existência, o projeto de extensão ocorre em encontros mensais de estudos e compartilhamento de experiências sobre a temática da educação e cultura, especificamente, da educação escolar, cultural digital e formação humana. Os encontros reúnem profissionais de diversos níveis de ensino e instituições, em uma relação de pesquisa e extensão interdisciplinar. Destaca-se no trabalho de produção teórica e prática a formação de professores voltada para as mídias e suas tecnologias, assim como as implicações destes conhecimentos sobre a formação dos estudantes. Suas atividades integram também o trabalho acadêmico de pesquisa e investigação desenvolvidos por pesquisadores e estudiosos participantes do grupo, desdobrando-se em apresentações em eventos universitários, produção de textos, publicação e divulgação dos resultados de pesquisa, e contribuição participativa na produção intelectual. As atividades do grupo acontecem no espaço da universidade e instituições de ensino, mas neste ano, em plataformas de relacionamento social remoto, destinando-se à leitura sistemática de referencial bibliográfico, debate e reflexão sobre os conceitos e teorias consolidados em seus respectivos campos de conhecimento, além da troca de experiências em torno do cotidiano educacional e projetos pedagógicos que contemplem a relação da educação com as novas tecnologias.
Período: 22/02/2021 a 17/12/2021
Coordenação: Fabricio David de Queiroz
18. Churinga, Memória e Produção Textual: resgate de histórias, mitos e lendas que compõem o coração de culturas
Este projeto de extensão, sob a coordenação do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, congrega outras escolas de educação básica estaduais, municipais e particulares de Goiás, com a participação da Associação de Produção e Animação Audiovisual (AoNorte), com sede na cidade de Viana do Castelo, em Portugal. O título Churinga simboliza o sentido das ações e das produções textuais previstas no projeto, já que esta ancestral ferramenta utilizada em tribos aborígenes australianas tinha como função educativa de anciãos recontar histórias, mitos e lendas, que compunham o coração de suas culturas, aos mais jovens. No entanto, neste projeto, há uma subversão de papéis: os protagonistas a recriarem e recontarem as narrativas que farão lembrar o já vivido serão os jovens estudantes de educação básica participantes, cujo trabalho se constituirá na busca arqueológica de fatos captados em imagens fotográficas ou cenas audiovisuais, guardados como lembranças e recordações familiares. Outra adulteração à ordem original tem a ver com a forma de sua veiculação: ao invés de narrativas orais, serão produzidos textos escritos em linguagem formal, nos gêneros crônica, conto, escrevivência etc., ou mesmo do tipo dissertativo. Não obstante, a ancestral função da churinga será respeitada: também agora, será um meio educacional de transmissão e produção de conhecimento, já que os textos a serem tecidos por muitas mãos no ambiente escolar não servirão apenas para resgatar o passado, mas também para inspirar a formulação do futuro, da realidade que se deseja e está por vir.
Coordenação: Deise Nanci de Castro Mesquita
Ações de Extensão:
1. Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos!
O Fórum Nacional Escola de Educação Básica Para Todos: vivências sistêmicas é um evento científico e cultural que compõe o calendário anual de atividades acadêmicas do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). Sua 5ª versão acontecerá em setembro de 2021 e, como nos anos anteriores, contará com Rodas de Conversa, Diálogos Abertos, Vivências Sistêmicas e lançamento de mais um volume da coletânea Escola de Educação Básica para Todos! - Vol. VI, cujo objetivo é divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos projetos de pesquisa e de extensão que tratam de questões relacionadas à inclusão escolar.
Período: 28/09/2017 a 15/09/2026
Site:https://forumescolaparatodos.com.br/
Coordenação: Deise Nanci de Castro Mesquita
2. VII Seminário de Dissertações do PPGEEB-Cepae
O VII Seminário de Dissertações do PPGEEB-Cepae/UFG foi caracterizado como uma ação de extensão ocorrida no período de 14 a 16 de setembro de 2020. Os participantes foram docentes e discentes do Programa, além de participante externa, por meio da conferência de abertura do evento. Foram constituídas mesas coordenadas para a apresentação dos projetos de pesquisa dos discentes ingressos no Programa em 2019/2 e organizadas sessões de comunicação oral para apresentação das pesquisas em desenvolvimento pelos discentes ingressos no Programa em 2019/1.
Período: 14/09/2020 a 16/09/2020
Site: https://pos.cepae.ufg.br/
Coordenação: Ilma Socorro Gonçalves Vieira