Grupos e projetos de pesquisa

1. A leitura de poesia em aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE): uma experiência estética.

Este projeto propõe uma pesquisa que será desenvolvida a partir de fevereiro de 2014 e finalizará em fevereiro de 2017. Tendo como título "A leitura de poesia em aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE): uma experiência estética", essa pesquisa dá continuidade a um trabalho que iniciamos em 2010. Propomos, nessa pesquisa, o estudo em uma turma de 1º ano do ensino médio de poesias em língua francesa. Justificamos nosso projeto pelo interesse, por parte dos jovens nessa faixa etária, em reproduzir por meio de redes sociais poesias que, em geral, aparecem fragmentadas e mal traduzidas. Temos como principal objetivo levar ao conhecimento dos alunos a íntegra e o original desses textos, o que é fundamental para que se obtenham efeitos estéticos que a poesia proporciona. Para isso, pretendemos trabalhar a recitação de poesia em sala de aula com a finalidade de obter prazer estético proporcionado por sua materialidade sonora. Esse projeto de pesquisa tem como referenciais teóricos a linguística e a psicanálise, em especial, os trabalhos dos seguintes autores: Saussure (1995), Jakobson (1979), Freud (1905[1996])) e Lacan (1957-1958[1999]) (1972-1973[1976]). Participarão desse projeto alunos do Ensino Médio do Cepae/UFG como bolsistas PIBIC EM, alunos da licenciatura em Letras e alunos do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-CEPAE). Todos os envolvidos na pesquisa participarão como pesquisadores.

Período: 13/03/2014 a 30/01/2021

Coordenação: Silvana Matias Freire

 

2. Arte, psicanálise e educação: procedimentos estéticos do cinema e as vicissitudes da infância

Essa pesquisa pretende refletir sobre os procedimentos estéticos no cinema para problematizar a infância e suas vicissitudes. Para isso, empreende uma investigação de natureza qualitativa e de cunho bibliográfica abordando a teoria da arte, do cinema e da psicanálise a partir de conceitos que incidem sobre a infância, a educação e o ensino.

Período: 05/12/2016 a 30/12/2021

Facebook: Grupo de Estudos e Pesquisa: Educação, Infância, Arte e Psicanálise

Coordenação: Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

 

3. FÍSICA ATÔMICA E NANOESTRUTURAS ORGÂNICAS

O grupo aborda principalmente estudos em Física de materiais e Modelagem computacional de sistemas solvatados e nanoestruturas com o objetivo de compreender propriedades estruturais, funcionalização de sistemas nanoestruturados, espectroscopia eletrônica e magnéticas de sistemas orgânicos (em especial bioquímicos) aplicando métodos de mecânica molecular e mecânica quântica.

Período: 24/04/2015 a 01/01/2070

Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/173937

Coordenação: Guilherme Colherinhas de Oliveira

 

4. Grupo de Estudos e Pesquisas Abakós: Práticas Formativas e Colaborativas em Educação Matemática na Escola

"Criado no ano de 2015 por docentes do Departamento de Matemática do CEPAE/UFG que iniciaram uma Pesquisa-ação Colaborativa (FIORENTINI, 2004) 1 no intuito de investigar suas próprias práticas profissionais em um projeto de ensino inovador para o Ensino Fundamental, envolvendo Resolução de Problemas e Investigação Matemática em sala de aula. Esse grupo de professores encontrava-se periodicamente para diagnosticar as salas de aula de matemática na qual atuavam, estudar e planejar ações no sentido de um projeto de ensino comum, elaborar atividades e discutir estratégias e metodologias de ensino, desenvolver as ações planejadas, coletar resultados e informações sobre o desenvolvimento delas e, por fim, refletir junto ao grupo os resultados alcançados repensando e replanejando as ações futuras, fechando e reiniciando o clico característico da pesquisa-ação (ELLIOT, 1991; 2001)."

Período: 02/02/2015 a 02/02/2030

Coordenação: Marcos Antonio Gonçalves Júnior

 

5. Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia Escolar nos Anos Iniciais (GPEGEA)

O Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia Escolar nos Anos Iniciais (GPEGEA) foi criado a partir das discussões realizadas por um grupo de professores sobre o ensino-aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais do Centro de Pesquisa Aplicado à Educação, da Universidade Federal de Goiás com o intuito de desenvolver pesquisas e estudos voltados para essa área de conhecimento. Assim, o grupo busca aprimorar discussões teórico-metodológicas sobre a Geografia ensinada as crianças nessa etapa do ensino fundamental, visto que, o conhecimento geográfico possibilita aos alunos, as noções iniciais de descobertas do espaço geográfico e de uma leitura de mundo que pode ser empregada pelas crianças. É nessa fase que são desenvolvidas as primeiras habilidades espaciais com as diferentes linguagens utilizadas pela Geografia.

Período: 27/05/2020 a 27/05/2025

Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2263984756697282

Coordenação: Laís Rodrigues Campos 

 

6. IMAGEM DA VIDA EM TRANSIÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivos construir um panorama visual geral de alguns aspectos sociais relacionados à pandemia do corona vírus, bem como implementar o VideClube Cepae em Cena: linguagem visual e audiovisual na Escola de Educação Básica. Os participantes deste estudo são docentes e discentes de educação básica e de pós-graduação em ensino na educação básica interessados em identificar, analisar e criar textos expressos em diferentes linguagens audiovisuais. Para tanto, são coletados dados referentes a temas que tratam explícita ou implicitamente sobre questões sanitárias, humanitárias, ecológicas, indigenistas, políticas e outras, veiculadas em diferentes linguagens na diversificadas mídias, desde o primeiro caso de Covid-19, no Brasil, em 26 de fevereiro, e nos dois anos subsequentes. Qualquer material informativo domínio público, como manchetes de jornais e revistas, mensagens massificadas em grupos de WhatsApp, material publicitário em painéis externos, propagandas televisivas, vídeos, charges etc., cujo tema estiver relacionado a jargões representativos desse momento, como use máscara, fique em casa, nenhum a menos, vidasindígenasimportam, nemumsangueamais, amazoniza-te, entre outros, servirá de dado para a pesquisa. Todo o material coletado é transformado em linguagem visual e ressignificado em forma de painéis fotográficos, material audiovisual, curtas, posts, banners etc., deixando à mostra algumas reações humanas frente a este período de transição planetária. A apresentação virtual da coletânea produzida durante a pesquisa traz títulos, legendas ou pequenos textos escritos em português, espanhol, francês e inglês, com interpretação em Libras, e são expostos em repositórios acadêmicos virtuais do CEPAE, da UFG e/ou de outras IES, bem como divulgados no VideoClube Cepae em Cena e em eventos científicos e culturais, nacionais e internacionais.

Palavras-chave: Pandemia. Representação humana. Produção audiovisual. Educação Básica.

Coordenação: Profa. Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita

Vice Coordenação: Profa. Dra. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

 

7. Literatura infantil e educação básica: diversidade, tradição e inovação

O grupo estuda e publica temas referentes aos campos da literatura infantil e da educação básica, com foco de atenção nas questões da inclusão da diversidade e das fronteiras entre tradição e inovação.

Período: 10/03/2016 a 02/10/2024

Coordenação: Newton Freire Murce Filho

 

8. Projeto de Pesquisa: Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos: memórias e história da inclusão escolar

Resumo:
A questão que norteia esta pesquisa é: “O que as memórias documentadas nos últimos oito anos de publicação dos Anais e E-books do Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos têm a relatar sobre o processo de inclusão escolar brasileira que reverbera em práticas pedagógicas adotadas na atualidade?”. O FNEEB é um evento científico cultural anual organizado por uma equipe de pesquisadores, docentes e discentes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás e de instituições parceiras. Desde sua criação, em 2017, as discussões propostas em suas Rodas de Conversa, Diálogos Abertos, Ciclos de Debates, Vivências Sistêmicas e atividades de Arte, Cultura e Saberes buscam identificar os fundamentos e os princípios que levam à exclusão e à evasão escolar, problematizando as intricadas relações que, consciente ou inconscientemente, os sustentam. Na página virtual do FNEEB, encontram-se arquivados textos escritos e produções audiovisuais resultantes de vivências, projetos e pesquisas acadêmicas, bem como os links de acesso ao evento que é transmitido ao vivo e permanece disponibilizado no canal oficial da TV UFG no YouTube. A análise desse material registrado em seus sete Anais e na coletânea composta de doze e-books permitirá a identificação dos temas selecionados como mote orientador das discussões em cada um desses encontros e as perspectivas teóricas e práticas dos participantes sobre as questões trazidas ao palco. Portanto, esta pesquisa documental servirá de guia para a compreensão do processo histórico de construção do sentido da inclusão escolar no Brasil, nos últimos anos, e como elas ecoam em práticas pedagógicas, na atualidade.

Coordenação: Profa. Deise Nanci de Castro Mesquita

 

9. Projeto de Pesquisa: Escolas de Educação Básica: etnias, culturas e saberes plurais

Resumo:
A questão que norteia esta pesquisa é: “Como são organizadas e desenvolvidas as propostas pedagógicas que atendem à matriz curricular de escolas regulares de educação básica plurais, em Goiás e no Distrito Federal?”. O termo plurais, neste contexto, refere-se à compreensão de que embora essas escolas sejam autorizadas pelo MEC, suas formas de organização curricular e temporal diferenciam-se também das ditas “regulares convencionais ou confessionais”, pois são fundamentadas em nacionalidades, afiliações tribais, religiosidades, línguas, tradições etc. de grupos sociais específicos, de descendências africanas, indígenas, trabalhadores rurais, entre outros. Para compor o universo desta pesquisa, serão selecionadas dez instituições educacionais cujas propostas se assemelhem a esse conceito de plural, que serão visitadas presencialmente, em dois ou três dias constantes de seus calendários escolares, entre 2024 e 2025. O objetivo geral dessa investigação é conhecer, experimentar, documentar e divulgar os saberes e fazeres dessas escolas, a partir da identificação da equipe administrativa, do perfil dos alunos e suas constituições familiares, dos espaços físicos que constituem o ambiente educativo e da forma como são organizadas as unidades que integram os componentes curriculares; da observação das práticas pedagógicas adotadas; e da problematização dos fatores que dificultam a concretização de seus projetos e/ou inviabilizam a continuidade da proposta. Os dados serão coletados e documentados durante as visitas, a partir de entrevistas realizadas com membros dos corpos administrativo e docente da instituição, bem como por meio da captação de imagens fotografadas e/ou filmadas dos espaços educacionais, com a autorização prévia e escrita de todos os participantes. A divulgação será realizada em forma de artigos e produções audiovisuais, em encontros científicos e culturais, após a sua submissão, avaliação, revisão e anuência dos participantes.

Coordenação: Profa. Deise Nanci de Castro Mesquita