PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO

PROJETOS DE EXTENSÃO 2020


1. Fórum Virtual da Educação Infantil: formação, reflexão e debate

O Projeto de extensão denominado - Fórum Virtual da Educação Infantil: formação, reflexão e debate, objetiva promover momentos de interação, discussão e debate acerca da organização e do trabalho pedagógico na Educação Infantil, bem como problematizar as práticas educativas institucionalizadas que contribuem ao processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da creche e pré-escola.

Coordenação: Profa. Maria José


2. Folhinha Aplicada

O projeto Folhinha Aplicada é um projeto de extensão do Departamento Multidisciplinar dos Anos Iniciais do Cepae/UFG, que publicará um periódico bimestral, com registro internacional, o ISSN 2595-0576, vinculado aos seguintes projetos de pesquisa: “Arte, psicanálise e educação: os procedimentos estéticos do cinema e as vicissitudes da infância” e “Letramento e infância: estudos interdisciplinares”. O periódico contemplará diversas produções dos alunos da Educação Básica, tais como: narrativas, poemas, relatos, desenhos, gráficos, vídeos, músicas, dentre outros. Espera-se estimular o exercício de autoria, em todas as modalidades da linguagem, abordando-a de diferentes maneiras, com temáticas discutidas em sala de aula (componentes curriculares) ou de acordo com o interesse dos alunos/leitores/participantes. Ele será disponibilizado on-line, de forma livre e sem fronteiras aos estudantes e professores da Educação Básica, assim como para outros interessados.

Período: 30/05/2020 a 30/05/2025

Site: www.folhinhaaplicada.com

Coordenação: Profa. Maria Alice


3. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância

Esse é um evento tradicional promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (GEPEFI), e configura-se como a 3° Edição da Mesa Redonda “Diálogos Abertos sobre a Educação Infantil” objetivaram promover discussões relacionadas ao contexto histórico, político e econômico, dando ênfase à forma
como o mesmo influencia a educação e, sobretudo, a Educação Infantil.

Coordenação: Profa. Bárbara Isabela


4. LUDENS

O LUDENS é uma ação do Departamento de Matemática do CEPAE/UFG e tem como propósito contribuir para despertar no estudante do ensino básico, o interesse pela Matemática e por seu estudo, e constituir como lócus de discussão e formação de professores sobre o uso de metodologias que tenha o lúdico como recurso didático para o ensino o ensino da Matemática.

Coordenação: Profa. Luciana Rocha


5. VEM CANTAR COM A GENTE

O presente projeto de extensão tem como finalidade promover ações que favoreçam a ampliação do repertório musical das crianças da Educação Infantil. Tais ações serão realizadas em parceria com professores de música que desenvolvem pesquisas relacionadas à
educação musical.

Coordenação: Profa. Ana Rogéria

6. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamenal
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamenal é uma roda de conversa que tem como objetivo ampliar o debate acerca da Infância em diferentes contextos resgatando a especificidade da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e que possibilita às crianças a aprendizagem e o
desenvolvimento por meio de atividades intencionalmente pedagógicas, garantindo a relação entre cuidar e educar e o acesso aos diferentes conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. 

Coordenação: Profa. Ana Rogéria.

 

7. Relações intergeracionais

Tem gente dentro da gente Este projeto de extensão vislumbra constituir elos significativos entre as crianças e as pessoas com mais idade, para isso pretendem realizar
ações mensais a fim de promover o diálogo entre essas duas extremidades da pirâmide etária. Para isso farão a parceria com um instituição que atende idosos próximo ao campus e as famílias das crianças do Departamento de Educação Infantil, do CEPAE.

Coordenação: Profa. Camila.

 

8. Combate a violência sexual na infância

O projeto de extensão “Combate a violência sexual na infância”, é subprojeto vinculado ao Programa UFG na Infância coordenado por professores do Departamento de Educação infantil e Ensino fundamental. A proposta tem como objetivo o combate a violência sexual pelo viés da educação e prevenção primária, na proposição de rodas de conversa que abordem o tema, contações de história, encontros com familiares e comunidade.

Coordenação: Profa Kellen Jéssica.

 

9. A Vida em Transição: diferentes olhares

Este projeto de extensão objetiva produzir e veicular virtualmente mostras de fotografias, vídeos, charges, curtas etc., retratando aspectos sociais relacionados à pandemia do coronavírus, sob diferentes e singulares olhares. Os participantes com e sem deficiências são docentes e discentes de escolas federal, municipais e especiais de educação básica, interessados em identificar, analisar e criar textos em linguagem audiovisual, a partir da coleta de materiais de domínio público que explícita ou implicitamente abordam questões sanitárias, humanitárias, ecológicas, indigenistas, políticas etc. da Covid-19, em mídias sociais. O material coletado será ressignificado em formato imagético, com o intuito de deixar à mostra e problematizar algumas reações humanas frente a este período de transição planetária. Para que a veiculação em eventos científicos e culturais, em repositórios acadêmicos virtuais do Cepae, da UFG e/ou de outras IES seja acessível a pessoas com e sem deficiência, todas as produções audiovisuais trarão títulos, legendas e/ou pequenos textos escritos em português, espanhol e inglês, com interpretação em Libras e audiodescrição.

Palavras-chave: Pandemia. Produção audiovisual. Inclusão. Educação Básica.

Período: 31/08/2020 a 31/12/2022

Site: http://forumescolaparatodos.com.br/

Coordenação: Deise Nanci de Castro Mesquita

 

10. DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: arquivo, memória e divulgação.

Este Projeto de Extensão tem como finalidade promover ações de arquivo, memória e divulgação da documentação pedagógica do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG. As ações de comunicação acerca dos trabalhos desenvolvidos por todos os professores que atuam na Educação Infantil do CEPAE, terão visibilidade a partir da divulgação, sobretudo no site do CEPAE. Sendo assim, toda a comunidade externa e interna, poderá ter acesso a documentação sistematizada, organizada nesse processo de ações que propõem a construção de uma cultura organizacional de arquivo da documentação pedagógica do DEI/CEPAE bem como das memórias sobre o trabalho pedagógico.

Período: 16/11/2020 a 22/12/2022

Coordenação: Rafaela de Morais Ramos

 

11. Early Bird: a língua inglesa nos primeiros passos

Este projeto surgiu em 2007 como uma ação educativa e cultural voltada para a comunidade da Vila Itatiaia, em Goiânia/GO, especificamente para as crianças pertencentes à paróquia Nossa Senhora da Assunção e suas imediações. Atualmente, o projeto contempla também crianças matriculadas na primeira fase do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). Tem como objetivo principal o ensino da língua inglesa e o incentivo à leitura literária às crianças a partir dos sete anos de idade, já alfabetizadas, estimulando o aprendizado natural dos conhecimentos do idioma e dos aspectos culturais, por meio de atividades lúdicas e temáticas. Prioriza-se, neste projeto, a imersão linguística e cultural com ênfase nas habilidades do ouvir e do falar a língua estrangeira, evitando o uso da língua materna.

Período: 01/07/2019 a 01/07/2021

Coordenação: Letícia de Souza Gonçalves

 

12. ESCOLA INCLUSIVA: UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES E COMUNIDADE

Este projeto apresenta uma proposta coletiva no âmbito da educação inclusiva com o objetivo de promover ações de formação direcionadas à professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade externa à universidade para contribuir na inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar, bem como fora dele. Esse projeto foi elaborado pela Comissão de Educação Inclusiva, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, que está vinculada ao Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás. Para a realização das ações extensionistas, iremos desenvolver junto à comunidade escolar externa: levantamentos sobre alunos com necessidades educacionais específicas (NEE); formação continuada para professores; rodas de conversas com famílias, alunos, professores, gestores; produção de material sobre a temática e palestras com especialistas convidados. Nesse sentido, queremos promover com a sociedade não acadêmica ações educativas transformadoras.

Período: 03/12/2020 a 03/12/2021

Site: https://sites.google.com/ufg.br/educacaoespecialinclusiva

Coordenação: Laís Rodrigues Campos

 

13. Sessão Corujinha: cinema e infância

Este projeto está vinculada à pesquisa Arte, psicanálise e educação: procedimentos estéticos no cinema e as vicissitudes da infância (UFG, PUC/G, UEG, UNB/Brasil) e também ao Grupo de Estudos e Pesquisa: educação, infância, arte e psicanálise – (GEPEIAP/CNPq), bem como a Rede de Cooperação Internacional em Educação, Arte e Humanidades (RDARTH) e ao Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da Ao Norte, Associação de Produção e Animação Audiovisual de Viana do Castelo, Portugal. Seu objetivo principal é proporcionar um espaço comum para a partilha, formação e iniciação à produção cinematográfica. Para isso pretende realizar sessões de cinema, mostras, debates, rodas de conversas, lives e oficinas de iniciação à produção cinematográfica, abrangendo os estudantes da Educação Infantil, Educação Básica , Graduação e Pós-Graduação, da Universidade Federal de Goiás e das redes oficiais de ensino. Esse projeto vem sendo realizado desde 2015 pelo Cepae/FE/UFG, com o apoio da Proec/UFG e instituições parceiras.

Período: 25/09/2020 a 25/09/2023

Facebook: Grupo de Estuds e Pesuisa: Educação, Infância, Arte e Psicanálise

Coordenação: Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

14. PROJETO DE EXTENSÃO: A VIDA EM TRANSIÇÃO - DIFERENTES OLHARES

Este projeto de extensão objetiva produzir e veicular virtualmente mostras de fotografias, vídeos, charges, curtas etc., retratando aspectos sociais relacionados à pandemia do corona vírus, sob diferentes e singulares olhares. Os participantes com e sem deficiências são docentes e discentes de escolas federal, municipais e especiais de educação básica, interessados em identificar, analisar e criar textos em linguagem audiovisual, a partir da coleta de materiais de domínio público que explícita ou implicitamente abordam questões sanitárias, humanitárias, ecológicas, indigenistas, políticas etc. da Covid-19, em mídias sociais. O material coletado será ressignificado em formato imagético, com o intuito de deixar à mostra e problematizar algumas reações humanas frente a este período de transição planetária. Para que a veiculação em eventos científicos e culturais, em repositórios acadêmicos virtuais do CEPAE, da UFG e/ou de outras IES seja acessível a pessoas com e sem
deficiência, todas as produções audiovisuais trarão títulos, legendas e/ou pequenos textos escritos em português, espanhol e inglês, com interpretação em Libras e audiodescrição.

Palavras-chave: Pandemia. Produção audiovisual. Inclusão. Educação Básica.

FINANCIAMENTO INTERNO - PROEC (Programa de Bolsas e de Voluntários de
Extensão e Cultura (PROBEC/PROVEC) 2020/2021)

Bolsista PROBEC: Amanda Vieira Prado
Curso da Discente: Engenharia Física / Instituto de Física / UFG

Coordenação: Profa. Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita

Vice Coordenação: Profa. Dra. Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

 

15. Rompendo o silêncio

O projeto Rompendo o Silêncio iniciou suas atividades em 2019 com o protagonismo juvenil de estudantes do CEPAE / UFG. Ele tem objetivo de discutir sobre violência
contra adolescentes e jovens, buscando reflexão e prevenção, através de ações educativas como oficinas, debates, mobilização, etc. Com estas ações procuramos desnaturalizar a violência em nossa sociedade, contribuindo para a diminuição de sua ocorrência. O público alvo principal são escolas de educação básica parceiras (alunos, professores e familiares), mas também é aberto à participação de toda a comunidade interessada. 

Período: 14/02/2020 a 31/12/2022

Coordenação: Anna Carime Souza

@projeto_rompendoosilencio

 

16. Muestra Conciencia Latinoamericana: encuentros con la cultura

Projeto de extensão desenvolve trabalhos relacionados aos países Latino-americanos, durante as aulas de Espanhol, com alunos e professores de escolas públicas e privadas. No entanto, também se dá de maneira interdisciplinar, pois professores de todas as áreas podem participar tecendo relações entre os conteúdos da sua matéria e os países Latino-americanos. Os trabalhos podem abordar temáticas sobre arte, literatura, música, cinema, arquitetura, tradição, culinária, política, produção científica, aspectos geográficos e históricos entre outras possibilidades. Estes serão apresentados em um evento nas modalidades de comunicação, apresentação artística, exposição, oficina e gastronomia. O principal objetivo do Projeto é que alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral possam conhecer e refletir sobre sua realidade sócio histórica, sobre a diversidade e heterogeneidade dos países latinos, no intuito de superar estereótipos e amenizar as representações negativas já consolidadas, além de estimular os alunos a realizarem pesquisas sobre o tema e a desenvolver a produção oral na língua espanhola.

Período: 01/09/2021 a 20/11/2021

Site:https://muestracultural.cepae.ufg.br/

 

Ação de Extensão

1. Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos!  

O Fórum Nacional Escola de Educação Básica Para Todos: vivências sistêmicas é um evento científico e cultural que compõe o calendário anual de atividades acadêmicas do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). Sua 5ª versão acontecerá em setembro de 2021 e, como nos anos anteriores, contará com Rodas de Conversa, Diálogos Abertos, Vivências Sistêmicas e lançamento de mais um volume da coletânea Escola de Educação Básica para Todos! - Vol. VI, cujo objetivo é divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos projetos de pesquisa e de extensão que tratam de questões relacionadas à inclusão escolar.

Período: 28/09/2017 a 15/09/2026

Site:https://forumescolaparatodos.com.br/

Coordenação: Deise Nanci de Castro Mesquita

 

2. VII Seminário de Dissertações do PPGEEB-Cepae

O VII Seminário de Dissertações do PPGEEB-Cepae/UFG foi caracterizado como uma ação de extensão ocorrida no período de 14 a 16 de setembro de 2020. Os participantes foram docentes e discentes do Programa, além de participante externa, por meio da conferência de abertura do evento. Foram constituídas mesas coordenadas para a apresentação dos projetos de pesquisa dos discentes ingressos no Programa em 2019/2 e organizadas sessões de comunicação oral para apresentação das pesquisas em desenvolvimento pelos discentes ingressos no Programa em 2019/1.

Período: 14/09/2020 a 16/09/2020

Site: https://pos.cepae.ufg.br/

Coordenação: Ilma Socorro Gonçalves Vieira