Pojeto de Pesquisa
PROJETO DE PESQUISA COORDENAÇÃO Profª. Gene Maria V. Lyra Silva Título: QUE POLÍTICA É ESTA?! A(S) CONCEPÇÃO(ÕES) DE POLÍTICA NO COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES .
Participantes atuais: Gene Maria Vieira Lyra Silva* Élson Rodrigues Olanda** Ana Cristina de Oliveira*** Gabriela Paulino do Nascimento**** Jaqueline Rodrigues da Silva****
RESUMO: A presente pesquisa busca contribuir para a educação política de jovens estudantes. O seu objetivo central é de ampliar a concepção de Política, compreendida como uma referência permanente em todas as dimensões, presentes no cotidiano, e fortalecer a capacidade de análise e reflexão dos jovens por meio de um processo de colaboração pessoal e material. O estudo tem como ambiente da pesquisa a escola e elege como foco de análise a opinião de estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas de Goiânia. Numa perspectiva sócio-histórica e utilizando o método histórico-dialético, a investigação é conduzida com o propósito de responder às seguintes questões: Os jovens sabem o que é política? Que elementos do cotidiano dos jovens mais têm contribuído para os mesmos pensarem politicamente suas ações? É possível criar espaços escolares que potencializem a abordagem política de temas que fazem parte do cotidiano de jovens estudantes? Os jovens, munidos de fundamentação teórica, podem melhor contribuir para a transformação das relações sociais? Enfim, a pesquisa pode ser utilizada para a recriação de conceitos político-sociais que, reflexivamente, se enriquecem com a visão crítica dos jovens?
PALAVRAS-CHAVE: Política, Jovens estudantes, Cotidiano Grupo que iniciou o projeto: Gene Maria Vieira Lyra Silva - Professora/Cepae/UFG Elson Rodrigues Olanda – Professor/ Cepae/UFG Ana Carolina Andalécio – Aluna do Cepae/EM Ana Cristina de Oliveira - Aluna do Cepae/EM Gabriela P. Nascimento – Aluno do Cepae/EM Jaqueline Rodrigues da Silva – Aluna do Cepae/EM Lennon Lustosa – Aluno do Cepae/EM Nayanne Nascimento – Aluna do Cepae/EM Pedro Vilela – Aluno do Cepae/EM Tales Cassiano – Aluno do Cepae/EM · Obs: a maioria dos alunos já concluiu o Ensino Médio e saiu da escola, somente a aluna Ana Cristina retornou à pesquisa, após ingressar no curso de Ciências Sociais da UFG.
Eventos que a pesquisa foi apresentada: 11ª SBPC JOVEM (2003) - No Colégio de Aplicação da UFPE em Recife. Seminário da Comissão de Pesquisa do CEPAE/UFG (2003). V Encontro de Educadores do Ensino Básico (2004) - CEPAE/UFG. 57ª Reunião Anual da SBPC (2005) - Na UECE em Fortaleza.
Exemplos do material analisado: Livros - A águia e a galinha (L. Boff), Pobreza política (P. Demo), A República (Platão), Microfísica do poder (M. Foucault), A Sociedade do espetáculo (G. Debord), O que é alienação (W. L. Maar), A Constituição Federal do Brasil de 1988. Filmes - Matrix, Equilibrium, Nenhum a menos, Danton - o processo da revolução. Músicas - Que país é este?, Geração coca-cola, Minha alma, Perfeição. Reportagens - Políticas não. Eles querem ajudar (Veja especial jovens-2003), O lado político impressionista (Época-2002), Versos políticos de György Petri (Folha de São Paulo - 2002). Propagandas televisivas - Educação é tudo (Fundação Roberto Marinho), Vestibular da Universidade Católica de Goiás.
Algumas perguntas do questionário aplicado aos estudantes, das escolas públicas e particulares de Goiânia. · No dia-a-dia as pessoas: ( ) fazem políticas ( ) não fazem políticas · Existe algum espaço de discussão política em sua escola? · Quando você ouve uma música, que tem um sentido de protesto contra as condições sociais, políticas atuais e/ou sobre o consumismo, costuma refletir sobre a sua letra? · Cite 04 (quatro) elementos do cotidiano de um jovem que interferem em sua formação política?
Síntese da conclusão
Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões: 1) O conceito de política para os jovens estudantes se apresenta de forma confusa e difusa, porém, existe entre eles a consciência da importância de se posicionarem politicamente em seu cotidiano; 2) A consciência da importância desse posicionamento político não impulsiona os jovens a práticas políticas efetivas; 3) A prática política dos jovens estudantes, organizados politicamente ou não, é influenciada pelos meios de informação, nos quais eles procuram a fundamentação teórica necessária para refletirem sobre o seu cotidiano; 4) A televisão foi apontada como o principal meio de informação do cotidiano dos jovens, a internet ficou em segundo lugar, enquanto o livro ocupou o último lugar dos oito meios apresentados, ou seja, a informação imediata se sobressai como instrumento de formação; 5) O grupo de estudo, sistematizado semanalmente, estabeleceu-se como espaço escolar de discussão. * Professora Assistente do CEPAE/UFG, mestre em Educação. E-mail: genelyra@cultura.com.br ** Professor Assistente do CEPAE/UFG, mestre em Geografia. E-mail: eolanda@cepae.ufg.br *** Aluna da Curso de Ciências Sociais da UFG. E-mail:ana_crist_@hotmail.com **** Alunas do Ensino Médio do CEPAE/UFG. E-mail: jakis@bol.com.br
|