Moção de repúdio do CEPAE contra o Pacto Pela Educação do Estado de Goiás
O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, unidade histórica da educação básica no Estado de Goiás e no Brasil reunido no dia 1º de março de 2012 em conselho diretor, deliberou por unanimidade, repudiar a atual política estadual de educação e assume, publicamente, posição contrária às ações precarizadoras da carreira docente, do ensino e da educação pública empenhadas pelo atual governo do estado de Goiás, intituladas “Pacto pela Educação”.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CENTRO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO
MOÇÃO DE REPÚDIO
O Conselho Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação unidade histórica da educação básica no Estado de Goiás e no Brasil que congrega professores, servidores técnicos administrativos, pais e alunos, reunido no dia 1º de março de 2012 delibera por, unanimidade, repudiar a atual política estadual de educação e assume, publicamente, posição contrária às ações precarizadoras da carreira docente, do ensino e da educação pública empenhadas pelo atual governo do estado de Goiás, intituladas “Pacto pela Educação”, descritas abaixo:
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Reformulação do plano de carreira sem consulta aos setores representativos dos trabalhadores em Educação;
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Uso das gratificações conquistadas (titularidade, tempo de serviço e quinquênio) como forma de compor o piso nacional;
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Desvalorização da qualificação acadêmico-profissional, a partir da redução percentual das gratificações relacionadas às formações lato e strictu senso;
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A substituição da valorização das condições de trabalho docente pela imposição da meritocracia, excludente pela natureza, por não atender a todo o conjunto dos trabalhadores da educação;
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Desrespeito e arbitrariedade contra o direito de greve;
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Redução da carga horária de disciplinas como Educação Física e Arte dentro da padronização da matriz curricular das escolas estaduais;
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Uso não democrático dos meios de comunicação para insuflar a população civil contra o movimento docente.
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Utilização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) fixado na frente das escolas como forma de pressioná-las, por meio da comunidade escolar, para a obtenção da melhoria desse índice, sem levar em consideração outros mecanismos de avaliação, bem como não dar uma contrapartida das condições gerais para este fim.
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Essas ações são uma síntese de políticas públicas para a educação fracassadas em outros estados. Dessa forma, manifestamos solidariedade ao movimento dos trabalhadores da educação e nos posicionamos contra qualquer tipo de precarização e sucateamento da educação pública, gratuita e de qualidade.
Goiânia,01 de março de 2012
Conselho Diretor
Centro de Educação e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG