II Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação (Episted) e III Colóquio de Epistemologia da Educação Física
Apresentação O evento justifica-se no contexto da consolidação das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. A produção da área 2 que integra os grupos HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil e PAIDÉIA – Filosofia da Educação, registra em dezembro de 2005, 378 pesquisas defendidas: 192 teses de doutorado e 186 dissertações. Do total dessas pesquisas 45 são dedicadas à problemática da Educação Física, seja na tentativa da fundamentação de uma filosofia da área ou da reflexão sobre a história da Educação Física. Tais indicadores apontam para a recuperação dessa produção na forma de um dos temas centrais dos eventos científicos do grupo Paidéia. Uma vez definido esse tema central do II EPISTED e tomando conhecimento da possibilidade da realização do III COLÓQUIO DE EPISTEMOLOGIA do GTT do CBCE no Estado de São Paulo, o comitê científico desse GTT sugeriu a realização conjunta dos eventos, dada a proximidade das temáticas e as experiências dos dois primeiros colóquios que foram realizados vinculados a outros eventos, em colaboração com as Universidades Federais (UFRN e UFPel), conforme podemos ver no item relacionado ao histórico dos eventos. Tal proposta foi aceita pelos representantes dos dois grupos. Na definição dos temas centrais do evento conjunto foi destacada a organização da conferência de abertura e as mesas redondas dedicadas a temas comuns tais como:
b) Os giros epistemológicos: um debate contemporâneo. Essa mesa apresentará as controvérsias das tendências e correntes epistemológicas contemporâneas que vêm ganhando centralidade em torno dos denominados "giros" ou "viradas". Esses giros ganham denominações variadas, dependendo das perspectivas epistemológicas que sustentam o discurso científico-filosófico. A reação contra o cientificismo ou o discurso científico moderno, e contra a filosofia mentalista se origina na proposta do "Giro Lingüístico" que fundamenta grande parte das tendências denominadas de pós-modernismo ou pós-estruturalismo e que inclui correntes bastante expressivas no meio educacional como as teorias pós-críticas e o neo-pragmatismo. Respondendo a essa proposta surgem: o giro hermenêutico defendido por Gadamer; o giro pragmático de Habermas e Apel e o giro ontológico defendido entre outros pela Escola de Budapeste, Maturana, Prigogine e Stenger (ver Anexo 01). c) Teorias e práticas pedagógicas: controvérsias e perspectivas. Essa mesa redonda abordará diversas formas da relação entre teoria e prática, dependendo das perspectivas filosóficas que embasam o pensamento pedagógico atual. d) Relação entre Filosofia e a Educação Física: ética, corporeidade e saúde. Essa mesa redonda busca integrar o debate filosófico sobre os valores e as demandas sobre a compreensão da corporeidade humana e os limites e possibilidades dos paradigmas contemporâneos da Educação Física, dentre eles o denominado "paradigma da saúde". |
Objetivo Trata-se de um evento que reunirá a comunidade acadêmica, alunos de graduação, de pós-graduação e pesquisadores oriundos de diversas universidades brasileiras e de duas universidades estrangeiras (Cuba e Colômbia) com o objetivo principal de socializar resultados de estudos e pesquisas sobre a problemática da epistemologia e as teorias da Educação e a filosofia e a epistemologia da Educação Física. Além disso, espera-se:
b) dar visibilidade às pesquisas dos estudantes e pesquisadores do grupo Paidéia/FE/UNICAMP e do GTT de Epistemologia da Educação Física; e, c) estabelecer vínculos acadêmicos entre diferentes instituições de pesquisa do Brasil, Cuba e Colômbia. |
Temas centrais
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Metodologia O evento deverá acontecer em três dias, integrando as seguintes atividades:
Uma conferência de abertura sobre o tema que define a perspectiva central do evento: "O debate contemporâneo das teorias e das epistemologias da educação”.
Sessões de Comunicações divididas em três blocos, de acordo com os temas centrais do evento:
b) Tendências contemporâneas das teorias da educação; c) Ética corporeidade e saúde. Um foro de intercâmbio de grupos de pesquisa; Duas atividades culturais; Lançamento de livros: NÓBREGA, T. P. da (Org.). Epistemologia, saberes e práticas da Educação Física. João Pessoa: Editora da UFPB, 2006. No prelo. SÁNCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: lógicas e epistemologias. Chapecó, SC: Argos, 2006. No prelo. SÁNCHEZ GAMBOA, S. A . Epistemologia da Educação Física. Campinas: Autores Associados, 2006. No prelo. TAFFAREL, C. N. Z. & HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Formação de professores e prática pedagógica. Ijuí, SC: Unijuí, 2006. No prelo. Informações: Grupo de Pesquisa PAIDÉIA Av. Bertrand Russell, 801 - térreo - Bloco "B" - sala 5
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