pipoesia 2019.png

Festival de Pipoesia do CEPAE-UFG

Evento

: CEPAE

: 01 de Junho 2019 - 8h às 12h

Goiânia, maio de 2019

                                         A beleza, é em nós que ela existe. Manuel Bandeira

No próximo sábado, dia 01/6, realizaremos a 11ª edição do Festival de Pipoesia do CEPAE-UFG. Quando dos 10 anos do PIPOESIA, no ano passado,  ressaltamos os ataques aos direitos humanos como um retrocesso ao nosso meio social. Ao prepararmos a edição deste ano, há a impressão de tais ataques se ampliaram ainda mais para outras esferas da vida humana [vide a política ambiental do país]. Por isso, nesta edição, celebraremos, na esteira das comemorações da Semana do Meio Ambiente na UFG e do slogan “Sustentabilidade: a UFG se importa, e você?”, uma ode ao ambiente em que convivemos e que compartilhamos no CEPAE. Sobretudo, indagamos o que nós, que ensinamos, que aprendemos, que lutamos, que sofremos ataques, fazemos para, não só torná-lo mais sustentável, mas para nos sustentar ante a tantas adversidades. Nesse sentido, além das atividades tradicionais de soltar pipa, de apresentação e exposição de trabalhos com poesia, tentaremos apresentar algumas intervenções estéticas nesse nosso espaço de trabalho e de convivência. Se as pipas, ao tomarem voo, esvaem-se no efêmero, tentaremos inscrever a poesia em algo mais permanente para celebrar, todos os dias, a beleza que em nós existe, como diz  Manuel Bandeira.  

O PIPOESIA é um projeto de leitura que procura manter a ação da ler como seu mote principal, mas que também promove uma experiência didático-pedagógica, de caráter interdisciplinar, que traz os processos de jogar/brincar para dentro do espaço institucionalizado da escola, em todos os níveis, da Educação Infantil ao Mestrado em Ensino na Educação Básica do CEPAE. 
Ele objetiva a vivência da leitura de poesia e seus desdobramentos como experiência estética, além da construção do brinquedo – a pipa – onde são inscritos os poemas e, posteriormente, soltos. A leitura de poesia resulta em uma apropriação mais consistente da elaboração estética e sensibiliza para a recepção e exploração do texto poético em todas as suas potencialidades, à medida que pode exprimir o que há de “mais profundo e mais elevado nas crenças, representações e relações humanas” (HEGEL).

 

Contamos com a participação de todos!