Educação Integral Integrada - EII

O Curso de Educação Integral e Integrada é um curso de formação continuada, com carga horária total de 260h, ofertado na modalidade a distância, por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil. E está estruturado em 3 Unidades:

I Reflexões sobre a Educação Integral

Examina e discuti o contexto histórico, os marcos legais, as concepções e políticas públicas sobre a educação integral no Brasil.

II Educação Integral e a Cidade

Refleti sobre os espaços educativos localizados fora da instituição escolar, ou seja, no território, na cidade, entendido aqui como “um lugar onde diversos atores sociais compartilham vida comum” (SANTOS, 2004, p.37).

III Práticas pedagógicas na Educação Integral

Discuti a natureza da educação sob o prisma da necessidade de diálogo entre ensino e pesquisa em diferentes áreas de conhecimento específico.

O Curso visa promover reflexões sobre a formação de profissionais da educação e estimular a implementação de ações de educação integral nas práticas pedagógicas. E objetiva ampliar a formação de profissionais da educação por meio da discussão dos pressupostos teóricos da Educação Integral/Integrada.

Turmas:

• A primeira turma concluiu as atividades em setembro/2010 com 500 alunos inscritos e distribuídos nos polos de Anápolis, Catalão, Formosa, Goianésia, Iporá, Inhumas, Mineiros, Morrinhos, Posse e Rio Verde.

• A segunda turma finalizou em novembro de 2012 e contemplou os polos de Águas Lindas, Alexânia, Aparecida de Goiânia, Cezarina, Goiás, Piranhas, São Miguel do Araguaia, São Simão, Uruana e Uruaçu e um público em torno de 500 profissionais da educação.

• Em outubro de 2012 iniciou a terceira turma, com 460 alunos, nos polos de Anápolis, Formosa, Goianésia, Inhumas, Iporá, Morrinhos, Posse e Rio Verde.

No próximo ano há previsão de reoferta para 5 pólos. Informações adicionais no sítio do CIAR www.ciar.ufg.br