Anais do Seminário "Práticas Pedagógicas na Educação Infantil"

"O Departamento de Educação Infantil (DEI) publicou recentemente os Anais do Seminário "Práticas Pedagógicas na Educação Infantil", os quais objetivam registrar os resumos simples apresentados no Seminário “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil” (SPPEI), um evento de extensão organizado pelos professores e professoras que integram o Projeto de Ensino “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil” desenvolvido pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Este evento foi promovido nos dias 18, 19 e 24 de Novembro de 2021 no formato remoto, tendo em vista a necessidade de garantirmos o distanciamento social no cenário de excepcionalidade pandêmica. Nesta ocasião, a programação foi composta por dois momentos, sendo a Mesa Redonda de Abertura e as Sessões de Apresentação dos Resumos Simples produzidos pelos professores e professoras vinculados ao supracitado Projeto de Ensino.
A Mesa Redonda de Abertura, intitulada como “O retorno presencial da Educação Infantil: a volta de uma educação higienista?”, ocorreu no dia 18 de Novembro de 2021, sendo transmitida pelo Canal Oficial da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Youtube. As docentes convidadas para tratar da temática em questão foram Dra. Eliza Maria Barbosa e Dra. Ivone Garcia Barbosa, vinculadas à Universidade Estadual Paulista (UNESP) e à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), respectivamente. Destacamos que esta atividade foi aberta à participação da comunidade externa, possibilitando que diversos pesquisadores(as), professores(as) e estudantes acompanhassem as relevantes reflexões apresentadas.
Cabe destacar que a Profa. Esp. Yasmin Gonçalves e Lyra realizou a abertura do evento com uma apresentação artística do conto “Um senhor muito velho com umas asas enormes” do Gabriel García Márquez, presente no livro “A incrível história de Cândida Erêndita e sua avó desalmada”, tradução de Remy Gorga Filho, Editora Record.
As Sessões de Apresentação dos Resumos Simples ocorreram nos dias 19 e 24 de Novembro via Google Meet, configurando-se como uma atividade destinada apenas aos professores e professoras do Departamento de Educação Infantil (DEI). Foram apresentados 06 resumos, dentre os quais 04 abordaram as especificidades da Educação Infantil no cenário pandêmico; 01 tratou sobre a violência sexual na infância; e, por fim, 01 promoveu reflexões sobre as relações entre a Educação Física e a Educação Infantil.
O referido seminário constituiu-se como relevante lócus de análise sobre os desafios postos à Educação Infantil na retomada gradual das atividades presenciais com as crianças de 0 a 06 anos. Atrelado a isto, possibilitou-nos mais um espaço de compartilhamento das percepções e reflexões desenvolvidas pelos professores e professoras vinculados ao Projeto de Ensino “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil” durante a sua trajetória acadêmica e profissional".

Clique aqui para visualizar o arquivo.