Grupo III - Tatu Bola

Plano de trabalho: Atividades Educativas não presenciais de caráter emergencial

A CASA: Ressignificando um lugar cheio de significados

GRUPO TATU-BOLA 2020

 

Profa. Adriana Maria Ramos Barboza

Profa. Camila Cerqueira

Profa. Rafaela de Morais

Bolsistas de Ensino: Fernanda Souza e Isabella Iaccino

Estagiário: Thiago Franca

Justificativa

A Proposta de trabalho a ser realizada com as crianças do grupo Tatu-bola durante o período de Pandemia tem como objetivo a manutenção de vínculo dos professores com as crianças e proposições de ações educativas que convidem as crianças e as famílias vivenciarem experiências prazerosas, que possam ressignificar os contextos vivenciados em família durante o período de distanciamento social. 

O período de Pandemia nos convidou a reorganizarmos nossas ações a serem trabalhadas com as crianças num primeiro momento de modo assíncrono, sendo enviado uma “Atividade-convite” por semana. Assim, a equipe Tatu-bola ao pensar em dar início às propostas de atividades educativas não presenciais problematizou: Durante esse período de distanciamento social devido a COVID 19, qual ambiente as crianças estão vivenciando a maior parte do tempo?

Iniciamos com a temática sobre “A casa” com o objetivo de propor diferentes atividades que possibilitassem explorar o ambiente e contexto em que estão inseridos.

Nesse sentido, propor atividades não presenciais se difere completamente de frequentar um espaço de Educação Infantil que propicia, além da convivência entre pares, ter acesso a muitas oportunidades para a construção de novos conhecimentos, por meio das ações que a criança exerce sobre o mundo real.

No entanto, acreditamos que, com a ajuda e mediação da família podemos juntos propor momentos significativos de convivência em família favorecendo também novas aprendizagens. Pois defendemos que é pelo brincar e repetir a brincadeira que a criança saboreia a vitória da aquisição de um novo saber fazer, incorporando-o a cada novo brincar. Recriando seu mundo e o mundo que veem representado, em diferentes contextos:  em casa, pela TV, pelas histórias de vida, espaços vivenciados, passeios, entre outros, assim constituindo-se como sujeito criança. 

 

Objetivo Geral

Conhecer e problematizar com as crianças do grupo Tatu-Bola o uso e funcionalidade dos diferentes espaços da casa ou apartamento onde mora, oportunizando a ressignificação desses espaços e apresentar as pessoas da família que convivem nesse ambiente,  por meio de experiências que propiciem a expressão, a criação, a autonomia, o conhecimento e o reconhecimento de si e do outro, por meio de brincadeiras, música, arte, literatura, culinária dentre outros. 

 

Objetivos específicos

 

  • Proporcionar a visibilidade e ocupação das crianças nos diferentes espaços do lugar onde reside; 
  • Valorizar os conhecimentos prévios das crianças sobre os diferentes espaços, ambientes e pessoas com as quais convive;
  • Propiciar o registro das brincadeiras vivenciadas nos diferentes espaços da casa/apartamento;

 

Metodologia

A metodologia consistirá em eleger atividades por meio de brincadeiras,  arte, música, imagens,  relatos, poesia, histórias, que nos permitam apresentar e aguçar a curiosidade das crianças sobre os diferentes lugares da casa/apartamento que elas ocupam,  suas  brincadeiras e diferentes momentos com a família. Desta maneira, a organização do trabalho pedagógico possibilita às crianças vivenciarem diversas experiências culturais, artísticas, corporais, afetivas, sociais e cognitivas, ampliando seus conhecimentos e lhes propiciando maior contato com a família e com o contexto que está inserida.  

 

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil se configura como a ação de acompanhar o processo histórico da aprendizagem e do desenvolvimento da criança e não como controle e seleção.

Diante da impossibilidade de observar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças, (pois as atividades encaminhadas não tem o caráter de obrigatoriedade), do grupo Tatu-bola, optamos por não realizar o relatório individual de acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. Iremos reunir os registros enviados pelas famílias, sejam eles manifestados por fotografias, vídeos ou até mesmo relatos no e-mail. A proposta é agrupar estes registros em um portfólio virtual. Entendendo este instrumento avaliativo como parte da documentação pedagógica que comunica aos outros sobre os processos e as vivências das crianças e suas famílias a partir de nossas ''atividades convites’’.

 

REFERÊNCIAS

 

VIGOTSKI, L. S.  Psicologia pedagógica. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo- SP: Martins Fontes, 2010.

LOPES, J. J. M. A criança e sua condição geográfica: contribuições de Geografia da Infância. O Social em Questão. Puc-Rio: Rio de Janeiro, 2008. p.109-122.

COSTA, B.M.F; BARROSO, V. S. Mapas Vivenciais e a Pesquisa com crianças. Educ. Foco Juiz de Fora, vol.23, n.3, p.989-1006 set. / dez. 2018.

 

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