Atividades Extracurriculares - 2017

Atividade Extracurricular: Aula de Campo de Geografia

No mês de maio os alunos do 1ºA do Ensino Médio participaram de uma aula de campo no qual analisaram o solo exposto numa trincheira na mata em frente ao prédio do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – IESA da Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia da UFG.

A aula integra as atividades do Projeto de Solos no qual o Departamento de Geografia do CEPAE participa em conjunto com o IESA.

A análise do solo exposto na trincheira permitiu que fosse demonstrado aos alunos um perfil com influencia dos microorganismos, da macrofauna, fazer a diferenciação de horizontes e comparar com o perfil exposto na quadra de esportes, onde a ausência de vegetação confere alterações estruturais.

Além da análise os alunos receberam informações quanto à metragem adequada das trincheiras para o estudo do solo, os equipamentos de campo e as características do solo mais comum no cerrado.

Atividade Extracurricular: O Espetáculo Nonada Shakespeare

O Espetáculo Nonada Shakespeare encenada pelo grupo Malva, formado por estudantes da EMAC- UFG, se apresentou na quarta-feira, 14 de junho no CEPAE- UFG.

O espetáculo é um estudo de interpretação e representação de textos de Shakespeare e Guimarães Rosa. Em Guimarães Rosa, os personagens de Grande “Sertão veredas”, conversam dentro das suas atividades do dia a dia. Na obra de Shakespeare, Hamlet, representam a cena dos guardas vigiando o castelo à noite atenciosos pelo que a escuridão da noite traz.

A apreciação/compreensão crítica do espetáculo contempla o plano de ensino de Teatro desenvolvido pela professora Karla Araújo no CEPAE/UFG. Reconhece o teatro como área do conhecimento e partem da abordagem triangular de apreciação/compreensão crítica, contextualização e produção.

Atividade Extracurricular: Na Faculdade de Odontologia

Em 17 de março de 2017 os alunos dos nono anos do ensino fundamental participaram de uma atividade pedagógica na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, a convite do Programa de Pós-Graduação em Odontologia desta Universidade.

A atividade é denominada "3MT - Three minutes Theses", e foi desenvolvida pela The University Of Queensland da Austrália. Trata-se de um exercício que cultiva habilidades acadêmicas, de apresentação e de comunicação de pesquisa dos alunos, numa linguagem adequada a um público não especializado.

Com os principais propósitos de mostrar, aos alunos do CEPAE, as pesquisas produzidas no referido Programa; propiciar, aos pós-graduandos, uma aproximação com o ensino fundamental, no sentido de valorizar a produção científica como estímulo ao pensamento crítico dos adolescentes e de incentivar a pesquisa e a escolha das áreas de conhecimento das disciplinas eletivas do Ensino Médio, os alunos assistiram as apresentações dos doutorandos, visitaram os laboratórios de pesquisa da Faculdade e interagiram com os estudantes da Pós-Graduação.

Veja fotos da atividade CLIQUE AQUI

Atividade Extracurricular: Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado em 1991 e trabalha com a seleção de imagens em movimento de amadores e profissionais em trabalhos com duração máxima de 1 minuto. Foi pioneiro nesse formato ao redor do mundo e ao longo dos seus 25 anos de existência, acompanhou a evolução dos vídeos e das novas tecnologias para a produção como os celulares, câmeras portáteis, bem como, dos conceitos de narrativa, edição, som e imagem. Hoje é um Projeto permanente e online.

Anualmente é realizada a Rede Melhores Minutos na qual são exibidos os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais espalhados pelo país.

Fonte: https://www.festivaldominuto.com.br (Adaptado)

Em maio de 2017 os alunos dos CEPAE, por meio do grupo de pesquisa sobre infância e audiovisual da instituição, foram convidados a assistirem o Festival do Minuto sediado no Cine UFG. No Festival foram exibidos curtas voltados para a infância e juventude, tema do grupo de pesquisa.

Veja fotos da atividade CLIQUE AQUI