Pojeto de Pesquisa

 

PROJETO DE PESQUISA

COORDENAÇÃO

Profª. Gene Maria V. Lyra Silva

 

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Título: QUE POLÍTICA É ESTA?! A(S) CONCEPÇÃO(ÕES) DE POLÍTICA NO COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES .                               

 

Participantes atuais:

Gene Maria Vieira Lyra Silva*

Élson Rodrigues Olanda**

Ana Cristina de Oliveira***

Gabriela Paulino do Nascimento****

Jaqueline Rodrigues da Silva****

 

RESUMO: A presente pesquisa busca contribuir para a educação política de jovens estudantes. O seu objetivo central é de ampliar a concepção de Política, compreendida como uma referência permanente em todas as dimensões, presentes no cotidiano, e fortalecer a capacidade de análise e reflexão dos jovens por meio de um processo de colaboração pessoal e material. O estudo tem como ambiente da pesquisa a escola e elege como foco de análise a opinião de estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas de Goiânia. Numa perspectiva sócio-histórica e utilizando o método histórico-dialético, a investigação é conduzida com o propósito de responder às seguintes questões: Os jovens sabem o que é política? Que elementos do cotidiano dos jovens mais têm contribuído para os mesmos pensarem politicamente suas ações? É possível criar espaços escolares que potencializem a abordagem política de temas que fazem parte do cotidiano de jovens estudantes?  Os jovens, munidos de fundamentação teórica, podem melhor contribuir para a transformação das relações sociais?  Enfim, a pesquisa pode ser utilizada para a recriação de conceitos político-sociais que, reflexivamente, se enriquecem com a visão crítica dos jovens?

 

PALAVRAS-CHAVE:  Política, Jovens estudantes, Cotidiano

Grupo que iniciou o projeto:

Gene Maria Vieira Lyra Silva - Professora/Cepae/UFG

Elson Rodrigues Olanda – Professor/ Cepae/UFG

Ana Carolina Andalécio – Aluna do Cepae/EM

Ana Cristina de Oliveira - Aluna do Cepae/EM

Gabriela P. Nascimento – Aluno do Cepae/EM

Jaqueline Rodrigues da Silva – Aluna do Cepae/EM

Lennon Lustosa – Aluno do Cepae/EM

Nayanne Nascimento – Aluna do Cepae/EM

Pedro Vilela – Aluno do Cepae/EM

Tales Cassiano – Aluno do Cepae/EM

·        Obs: a maioria dos alunos já concluiu o Ensino Médio e saiu da escola, somente a aluna Ana Cristina retornou à pesquisa, após ingressar no curso de Ciências Sociais da UFG.

 

Eventos que a pesquisa foi apresentada:

11ª SBPC JOVEM (2003) - No Colégio de Aplicação da UFPE em Recife.

Seminário da Comissão de Pesquisa do CEPAE/UFG (2003).

V Encontro de Educadores do Ensino Básico (2004) - CEPAE/UFG.

57ª Reunião Anual da SBPC (2005) - Na UECE em Fortaleza. 

 

Exemplos do material analisado:

Livros - A águia e a galinha (L. Boff), Pobreza política (P. Demo), A República (Platão), Microfísica do poder (M. Foucault), A Sociedade do espetáculo (G. Debord), O que é alienação (W. L. Maar), A Constituição Federal do Brasil de 1988.

Filmes - Matrix, Equilibrium, Nenhum a menos, Danton - o processo da revolução.

Músicas - Que país é este?, Geração coca-cola, Minha alma, Perfeição.

Reportagens - Políticas não. Eles querem ajudar (Veja especial jovens-2003), O lado político impressionista (Época-2002), Versos políticos de György Petri (Folha de São Paulo - 2002).

Propagandas televisivas - Educação é tudo (Fundação Roberto Marinho), Vestibular da Universidade Católica de Goiás.

 

Algumas perguntas do questionário aplicado aos estudantes, das escolas públicas e particulares de Goiânia.

·        No dia-a-dia as pessoas:

( ) fazem políticas

( ) não fazem políticas

·        Existe algum espaço de discussão política em sua escola?

·        Quando você ouve uma música, que tem um sentido de protesto contra as condições sociais, políticas atuais e/ou sobre o consumismo, costuma refletir sobre a sua letra?

·        Cite 04 (quatro) elementos do cotidiano de um jovem que interferem em sua formação política?

 

 

 

Síntese da conclusão

 

Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões: 1) O conceito de política para os jovens estudantes se apresenta de forma confusa e difusa, porém, existe entre eles a consciência da importância de se posicionarem politicamente em seu cotidiano; 2) A consciência da importância desse posicionamento político não impulsiona os jovens a práticas políticas efetivas; 3) A prática política dos jovens estudantes, organizados politicamente ou não, é influenciada pelos meios de informação, nos quais eles procuram a fundamentação teórica necessária para refletirem sobre o seu cotidiano; 4) A televisão foi apontada como o principal meio de informação do cotidiano dos jovens, a internet ficou em segundo lugar, enquanto o livro ocupou o último lugar dos oito meios apresentados, ou seja, a informação imediata se sobressai como instrumento de formação; 5) O grupo de estudo, sistematizado semanalmente, estabeleceu-se como espaço escolar de discussão.



* Professora Assistente do CEPAE/UFG, mestre em Educação. E-mail: genelyra@cultura.com.br

** Professor Assistente do CEPAE/UFG, mestre em Geografia. E-mail: eolanda@cepae.ufg.br

*** Aluna da Curso de Ciências Sociais da UFG. E-mail:ana_crist_@hotmail.com

**** Alunas do Ensino Médio do CEPAE/UFG. E-mail: jakis@bol.com.br

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