COMUNICADO DEI BANNER SITE

COMUNICADO - DEI

Prezados familiares, responsáveis e crianças

Desejamos que vocês estejam bem e com saúde.

Estamos finalizando o 1° Semestre do Ano Letivo de 2021!

De acordo com o calendário da Universidade Federal de Goiás (UFG), entraremos em recesso acadêmico no dia 11 de Novembro. Isto significa que não serão realizadas atividades educativas não-presenciais com as crianças matriculadas no Departamento de Educação Infantil (DEI). Estas atividades serão retomadas apenas no início do 2°Semestre Letivo de 2021, o qual será iniciado no dia 06 de Dezembro.
O recesso que ocorrerá entre os dias 11 de Novembro a 04 de Dezembro de 2021, não coincide com as datas utilizadas pelas escolas da rede municipal e estadual. Entretanto, é importante enfatizar que esta data é resultado do processo de adaptação do calendário acadêmico da UFG, de forma a garantir o cumprimento da quantidade mínima de dias letivos e de carga horária anual estabelecidos pela legislação.
Devido ao surgimento da COVID-19, a UFG paralisou suas atividades presenciais no início de 2020, buscando obedecer às orientações de isolamento social emitidas pelas entidades sanitárias. Com isso, o calendário acadêmico referente a este ano letivo foi temporariamente suspenso, fazendo com que os estudantes do CEPAE, bem como, os estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação não tivessem aulas.
Este calendário acadêmico foi retomado no dia 31 de agosto de 2020 por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), possibilitando que as atividades da Educação Básica e do Ensino Superior fossem retomadas, sendo desenvolvidas de forma síncrona e/ou assíncrona. No DEI/CEPAE, foram iniciadas as atividades educativas não-presenciais em caráter emergencial, cujo objetivo central é a manutenção dos vínculos entre as crianças, professoras e famílias.
Visando cumprir com as exigências referentes à quantidade mínima de dias letivos e a carga horária anual estabelecidas em lei, tornou-se necessário reorganizar o calendário referente ao ano letivo de 2020, estendendo-o até junho de 2021. Em consequência disso, foi criada uma diferença entre o ano civil e o ano letivo, a qual também pode ser observada no calendário do ano letivo de 2021. Portanto, a realização do recesso acadêmico em novembro é uma consequência deste processo de reorganização do calendário escolar.
Enfatizamos que, para os próximos anos, há uma expectativa de que esta diferença entre o ano civil e ano letivo seja processualmente superada, possibilitando uma melhor organização do calendário.

Categories: Notícias Comunicados