PROJETOS DE EXTENSÃO 2020

1. Fórum Virtual da Educação Infantil: formação, reflexão e debate

O Projeto de extensão denominado - Fórum Virtual da Educação Infantil: formação, reflexão e debate, objetiva promover momentos de interação, discussão e debate acerca da organização e do trabalho pedagógico na Educação Infantil, bem como problematizar as práticas educativas institucionalizadas que contribuem ao processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da creche e pré-escola.

Coordenação: Profa. Maria José

2. Folhinha Aplicada

O projeto Folhinha Aplicada é um projeto de extensão do Departamento Multidisciplinar dos Anos Iniciais do Cepae/UFG, que publicará um periódico bimestral, com registro internacional, vinculado aos seguintes projetos de pesquisa: “Arte, psicanálise e educação: os procedimentos estéticos do cinema e as vicissitudes da
infância” e “Letramento e infância: estudos interdisciplinares”. O periódico contemplará diversas produções dos alunos da Educação Básica, tais como: narrativas, poemas, relatos, desenhos, gráficos, vídeos, músicas, dentre outros.

Coordenação: Profa. Maria Alice

3. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância

Esse é um evento tradicional promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (GEPEFI), e configura-se como a 3° Edição da Mesa Redonda “Diálogos Abertos sobre a Educação Infantil” objetivaram promover discussões relacionadas ao contexto histórico, político e econômico, dando ênfase à forma
como o mesmo influencia a educação e, sobretudo, a Educação Infantil.

Coordenação: Profa. Bárbara Isabela

4. LUDENS

O LUDENS é uma ação do Departamento de Matemática do CEPAE/UFG e tem como propósito contribuir para despertar no estudante do ensino básico, o interesse pela Matemática e por seu estudo, e constituir como lócus de discussão e formação de professores sobre o uso de metodologias que tenha o lúdico como recurso didático para o ensino o ensino da Matemática.

Coordenação: Profa. Luciana Rocha

5. VEM CANTAR COM A GENTE

O presente projeto de extensão tem como finalidade promover ações que favoreçam a ampliação do repertório musical das crianças da Educação Infantil. Tais ações serão realizadas em parceria com professores de música que desenvolvem pesquisas relacionadas à
educação musical.

Coordenação: Profa. Ana Rogéria

6. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamenal
desenvolvimento por meio de atividades intencionalmente pedagógicas, garantindo a relação entre cuidar e educar e o acesso aos diferentes conhecimentos historicamente construídos pela humanidade.

Coordenação: Profa. Ana Rogéria.

7. Relações intergeracionais

Tem gente dentro da gente Este projeto de extensão vislumbra constituir elos significativos entre as crianças e as pessoas com mais idade, para isso pretendem realizar
ações mensais a fim de promover o diálogo entre essas duas extremidades da pirâmide etária. Para isso farão a parceria com um instituição que atende idosos próximo ao campus e as famílias das crianças do Departamento de Educação Infantil, do CEPAE.

Coordenação: Profa. Camila.

8. Combate a violência sexual na infância

O projeto de extensão “Combate a violência sexual na infância”, é subprojeto vinculado ao Programa UFG na Infância coordenado por professores do Departamento de Educação infantil e Ensino fundamental. A proposta tem como objetivo o combate a violência sexual pelo viés da educação e prevenção primária, na proposição de rodas de conversa que abordem o tema, contações de história, encontros com familiares e comunidade.

Coordenação: Profa Kellen Jéssica.