Comunicado nº 11 (Moção de Apoio e Solidariedade aos Estudantes Secundaristas do Estado de Goiás)

Moção de Apoio e Solidariedade aos Estudantes Secundaristas do Estado de Goiás

Em 26/12/15 20:00.

Veja abaixo:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - CEPAE

Moção de Apoio e Solidariedade aos Estudantes Secundaristas do Estado de Goiás

O Conselho Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), instância máxima deliberativa, reunido no dia 16 de dezembro de 2015, manifesta total e irrestrito apoio e solidariedade aos estudantes secundaristas do estado de Goiás que ocupam escolas, na capital e no interior, em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Os estudantes secundaristas defendem o direito de se manterem em instituições públicas porque sabem que o projeto das Organizações Sociais (OS) tem, em sua base, a privatização de um bem público, a educação, passando o seu gerenciamento para entidades privadas que não têm qualquer interesse com o público e visam somente ao lucro. Defendem ainda o direito de serem ouvidos, pois a mudança de gerenciamento das escolas públicas sequer foi debatida pela comunidade escolar (professores, funcionários, alunos  e pais).

Manifesta ainda repúdio a qualquer ato de repressão pelos aparelhos estatais,  principalmente a Polícia Militar, quando não respeita os direitos constitucionais de livre manifestação das entidades estudantis  numa sociedade democrática de direito.

Moção para ser entregue:

Governador do Estado de Goiás: Marconi Perillo

Secretária de Educação e de Cultura do Estado de Goiás: Raquel Teixeira

Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás: Cel. PM Silvio Benedito Alves